LxSchool ameaça a Provedoria

A LxSchool, empresa denunciada pela Provedoria do Precariado por tentar realizar um estágio não-remunerado com "ajudas de custo" (ilegal lembramos) e ainda oferecer "falsos" estágios profissionais (que esclarecem ser na realidade contratos de trabalho?) decidiu que não deveria rectificar a sua má actuação mas sim ameaçar-nos com um Processo por Difamação.

Lembra-mos que só constatamos factos e devidamente comprovados por imagens e links para sites onde a situação esteja denunciada. Mais, a Provedoria do Precariado assenta os seus juízos sobre as mais diversas situações laborais no Código do Trabalho em vigor e segundo o mesmo a oferta de trabalho corresponde a uma situação ilegal.

Citamos a resposta da LxSchool:

"A LXschool deparou-se de forma estupefacta com as afirmações aqui postuladas.
Tendo excelentes práticas de Gestão integrada de Recursos Humanos, e tendo como principal modalidade de empregamento a efectividade através de contratos sem termo, incluíndo recém-licenciados, é no mínimo difamador o que aqui se escreveu. Isto, porque NÃO EXISTE QUALQUER REFERÊNCIA A ESTÁGIO INOV-JOVEM, OU SEQUER AO IEFP no anúncio de emprego que publicámos. O conceito de Estágio Profissional é utilizado para todo o tipo de estágios efectuados no âmbito profissional, e não se restringe aos estágios do IEFP.

Esta precipitação de juízos de valor, só trouxe difamação sem justa causa para a imagem da LXschool.
Assim sendo, exigimos a rectificação imediata desta infâmia, sob pena de acção judicial de Difamação da Vossa parte, e essa sim, com justa causa.

Agradecidos pela atenção,

A Gerência da LXschool."

E a denúncia em questão:
http://provedordoprecariado.blogspot.com/2009/10/escola-de-exploracao.html

Lembramos que o direito de resposta é reservado aos esclarecimentos sobre situações contraditórias comprováveis e nesse direito não entra a ameaça e qualquer consideração sobre a Provedoria do Precariado e a sua conduta (infelizmente necessária dada a propagação das ilegalidades no mundo do trabalho).

A figura de Estágio Profissional só existe no panorama legal português sob alçada do Instituto Português de Emprego e Formação, não estando presente no Código do Trabalho actualmente em vigor. Dessa forma todas as relações laborais que incluem local de trabalho, um horário e uma chefia constituem Contrato de Trabalho e ser remunerado com o Salário Mínimo Nacional (caso seja full-time).

Nunca recorremos à difamação ou à mentira, constatando apenas os factos e mostrando as provas que conduzem às nossas alegações. Neste e noutros casos é a conduta imprópria e falta de ética que auto-difamam as acções das empresas denunciadas e a atitude neo-facista de ameaça à liberdade de expressão de terceiros apenas contribuem para piorar ainda mais a imagem das mesmas.

Se a LxSchool desejar assumir que está a oferecer um Contrato de Trabalho a Termo Certo, ou que será part-time pode fazê-lo mas deverá retirar o anúncio do site em questão e corrigir os pormenores da oferta, caso o faça esclareceremos os nossos visitantes da vossa boa fé e serão retirados da Lista Negra.

31 comentários:

  1. Já o referi no outro artigo mas...

    Quem sabe a Autoridade para as Condições do Trabalho não possa ser alertada para investigar as "excelentes práticas de Gestão integrada de Recursos Humanos"...

    Quem sabe esta conversa toda não terminasse já por aqui...

    enfim... cada um tem as suas armas...

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Como podes imaginar uma das armas da Provedoria do Precariado é o anonimato dos seus membros.

    Só esse anonimato nos permite não ter medo das ameaças da entidades empregadoras e represálias nos nossos trabalhos.

    A simples ida à ACT permite que pelo menos um dos nossos membros seja identificado, nem que seja apenas o contacto telefónico.

    Recomendamos sim, aos "estagiários" da LxSchool que façam denúncias da sua situação, pois a ACT ao contrário do que se pensa funciona.

    ResponderEliminar
  3. A LxSchool não paga à meses aos formadores, deve milhares de euros. A escola está fechada e duvido que volte a abrir!!! Ficaram com o dinheiro dos alunos que ainda nem tiveram os cursos e há vários milhares de euros por pagar a formadores.
    Onde está o dinheiro???????? Quero o meu dinheiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O "Sr." António Castelhanito anda a querer fugir mas vai acabar por ter de pagar!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Caro Morales a LX School fechou mesmo. Sou formador noutra instituição e fui um dos formadores desta espelunca de nome LX School, saltei fora ante que o barco se começa-se a afundar. Farto-me de rir ao ver que afinal o António que se fazia de vitima e ainda andou a mandar bocas,está a ser rodeado por todos os lados com provas de ser um aldrabão e caloteiro.
    A informação de que o centro fechou foi-me dada por uma pessoas que recebeu um sms enviado por ACastelhanito a avisar que a LX não iria reabrir depois do final de Agosto.

    ResponderEliminar
  5. Já agora, não se entende como é que o director da LX clama não haver dinheiro para pagar, isto foi o que ele escreveu num mail que foi divulgado por um formador a quem AC ficou a dever dinheiro e inventou um estratagema para pagar em muito suaves prestações mensais.
    Mas dizia eu, não se entende a razão, porque ACastelhanito não é apenas dono da Motion Concept que detém a LX School, é dono da Digital Dream que publica a Computer Arts Portuguesa. Ora se deve dinheiro e não lucra com a LX, coisa que é mentira, paga com o que ganha na outra. Ou ali a coisa é mal gerida ou existe lavagem de dinheiro. Convinha até averiguar o passado de AC, pode ser que descubram coisas interessantes.

    ResponderEliminar
  6. Nada disto me surpreende. Inscrevi-me num curso de webmarketing tendo pago 50% do valor em causa e o curso foi adiado inúmeras vezes, sem nunca ter sido realizado. Solicitei a devolução do dinheiro, mas obviamente sem resultados. Contactei a DECO e os responsáveis/caloteiros não manifestaram vontade de mediação.
    Resta-me seguir para Julgado de Paz.

    ResponderEliminar
  7. Pois é! Parece que sou mais uma vítima desta Instituição. Paguei 350€ pelo curso de webmarketing e na altura ainda fiquei feliz com o desconto que me estavam a fazer! Mal sabia eu! Enfim... Agora resta-me apresentar queixa à Polícia, abrir um processo judicial e aguardar que este "curso" seja concluído com sucesso. Quem está comigo?

    ResponderEliminar
  8. Mais notícias sobre o este senhor. Já há processos a serem abertos contra ele. Ele tem medo de ser acusado de fraude. Jutem-se e vão á polícia.

    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=673085

    ResponderEliminar
  9. Julgados de Paz.... Já la estive e tenho um processo aberto, mas desde o inicio de Agosto que eles estão a tentar notificar o "senhor" António. Sem notificação não ha julgamento... e sem julgamento não vou ver o meu dinheirinho... Sinceramente não sei que outras soluções restam!

    ResponderEliminar
  10. Boas,
    Eu estou na mesma situação que vocês. Fui burlado!
    Informei-me junto das autoridades, e sei que apresentando uma queixa em "conjunto" o processo ganha mais força - e mais facilmente apanhamos o responsável e reavemos o nosso dinheiro.
    Devemos ir todos ao mesmo local apresentar queixa, para que não a nossa ida não seja em "vão". Sugestões ?

    ResponderEliminar
  11. Sabem que ontem passei pela escola para ver se apanhava lá alguém...e não que apanhei!! Pois é, estava aberta e em obras! O espaço foi alugado a outro ramo! Falei com o novo inquilino que afirma lá terem ido muitos alunos queixarem-se do mesmo que nós e que alguns deles foram convocados via mail para uma reunião e que os cursos iriam decorrer noutro local...eu achei e acho tudo isto muito estranho! Eu estou com o Nuno, acho que se deveria apresentar uma queixa colectiva!!!!

    ResponderEliminar
  12. Olá, sou formador e encontro-me na vossa situação..a escola fechou e nem sequer fui avisado, para além disso devem-me dinheiro e não consigo contactar ninguém.
    Estou convosco e acho que se deveria apresentar uma queixa colectiva.

    ResponderEliminar
  13. Boas noites!
    A escola fechou de facto, e nem formadores nem formandos foram avisados. No que toca às aulas noutro sitio... o que posso dizer é que fui contactada pelo formador que nos estava a dar o curso que ficou a meio, para concluir o mesmo, mas não pela LX school, até porque ele tb ficou a arder com o salário! Ele e outro formador, por iniciativa propria e de forma completamente independente da LX school, arranjaram um espaço onde estão a finalizar os cursos que tinham ficado a meio. Isto foi o que se passou com pelo menos 3 turmas que eles tinham. Só posso dizer que no meio disto tudo, tive sorte com o formador!

    ResponderEliminar
  14. indeep contacta comigo que eu forneço-te a morada do sr Tony Castelas. Ele anda a fugir com o rabo à seringa e não quer pagar, mas engraçado que para fazer publicidade paga no Facebook ás sessões criativas que está a promover já tem dinheiro.
    Eu não tenho medo do António e só quero é que ele me venha coma conversa "estás-me a ameaçar" coisa que adora dizer, como se ele fosse a vitima. É verdade ele só diz destas coisas por telemóvel ao vivo não passa de um cobarde ridículo.
    Entretanto na pagina do facebook começam a aparecer várias reclamações sobre a não entrega da revista Computer Arts e o Tony Castelas lá se vai desculpando com o servidor que agora não recebe mails.

    ResponderEliminar
  15. Boas, eu fui roubado em 725€ inscrevi-me em dois cursos na altura da promoção, que grande patinho fui eu! Os cursos foram sucessivamente adiados e quando pedi que procedessem ao reembolso, recusaram-se, mas mesmo assim o Castelhanito ainda me enviou um email dia 8 deste mes a dizer que um dos cursos ia começar dia 12, eu respondi a pedir reembolso, mas a partir dai nada! Eu amanha vou apresentar queixa na PSP cá na mesmo na madeira, pois de momento não me encontro em território continental!

    ResponderEliminar
  16. Amanhã dia 4 Outubro às 12:00 a SIC vai fazer uma reportagem sobre a LXSCHOOL e o António à porta da escola por causa dos formandos que pagaram e não receberam o curso.

    ResponderEliminar
  17. Fui um dos lesados da LXSchool.

    Rita Katzenstein seria possível entrar em contacto consigo ? Entre em contacto comigo mail/MSN valk.line@hotmail.com

    Jose Goncalves seria possível entrar em contacto consigo ?Entre em contacto comigo mail/MSN valk.line@hotmail.com

    indeepp seria possível entrar em contacto consigo ?Entre em contacto comigo mail/MSN valk.line@hotmail.com

    Moralles seria possível entrar em contacto consigo ?Entre em contacto comigo mail/MSN valk.line@hotmail.com

    Nuno Comando apoio a tua iniciativa de fazer uma queixa em conjunto . Deveria abrir uma conta no facebook onde juntassem os lesados da LX School

    ResponderEliminar
  18. Esse senhor é uma fraude ambulante há pelo menos uma dezena e meia de anos...e que tal enviar uns mails em massa à Computer Arts (UK) e explicar que tipo de bosta tem à frente da revista em Portugal? Sempre lhe mexiamos no bolso para ele acordar um bocadinho.

    ResponderEliminar
  19. RawSkinProject
    Isso já foi feito pela 1ª equipa que trabalhou e foi chulada pelo António, de parte dos Ingleses a resposta foi ZERO, e o mail ia fundamentado.
    O que eu propunha era enviar-se um mail com a peça que saiu na SIC onde se mostra o que esta coisa ambulante andou a fazer. Para piorar a situação dele, a CAarts fez bastante publicidade à LX e os casos aqui relatados e na peça a SIC ocorrem durante esse período, o que faz com que de uma certa forma, ele tenha usado a revista para publicitar um "fraude" visto que houve certos cursos que foram adiados vezes se conta, o dinheiro não foi devolvido e ele continuou a publicitar os mesmos na revista.
    Abram uma página n FACEBOOK, funcionou com o caso ENSITEL, e reportem o caso tb na página da CArts do facebook, vejam o conjunto de tretas que este "senhor" usa para desculpar prémios não entregues, revistas pagas e não recebidas pelos assinantes. Uma das mais usadas é o servidor de mails está a dar erro e a culpa é dos CTT.

    ResponderEliminar
  20. LXSchoolna TV pelas piores razões.
    http://sicnoticias.sapo.pt/programas/primeirojornal/article843434.ece

    Ver aos 29 minutos.

    ResponderEliminar
  21. Como se sabe o director da Lx School, António Castelhanito, é tb director da revista Computer Arts. Ok vejam o ultimo numero da revista e viajem até ás ultimas páginas onde vam encontrar a Lx School, que encerrou em Agosto, a patrocinar a revista. What the Fuck??? Como raio uma escola ou empresa que encerra continua a patrocinar uma publicação? E já no numero anterior dizia o mesmo.

    ResponderEliminar
  22. Atenção este senhor continua a tentar dar aulas. Ele está a alugar espaços na ESTAL de modo a continuar a dar cursos e assim fugir com o rabo à seringa.
    Denunciem o caso à ESTAL, vamos parar este pantomineiro.

    ResponderEliminar
  23. Lesados pela LxSchool - Primeiro Jornal - SIC

    http://www.youtube.com/watch?v=5vOcN2_od2A

    ResponderEliminar
  24. Boa noite amigos.
    Eu sou mais um para me juntar a voces. tenho a reaver desse "colégio" dois mil e tal euros de um pré-pagamento que fiz sem usufruto. Vou ao julgado de paz amamha. Perguntava-vos se é possível juntarmo-nos todos ou se já o estão a fazer e onde.
    obrigado
    Hugo

    ResponderEliminar
  25. Antes de mais já soube que o vosso caso ficou por resolver, e ainda por cima recebi a informação que a Motion Concept, empresa que detinha a LX, entrou em insolvência, mas este aldrabão parece continuar a andar por ai. Se forem à pagina da CA pt no facebook vão ver que agora são anunciado cursos, ora este aldrabão para anunciar seja o que for tem de meter as mãos no dinheiro, por isso se o quiserem apanhar vejam a página do facebook da Computer Arts Pt, aliás aqui fica o link para as aulas.
    http://www.computerarts.com.pt/category/formacao-2/
    Não sei se é ele mas verifiquem e vejam se conseguem recuperar o que é vosso. Vejam o curso de After Efects

    ResponderEliminar
  26. Uma das coisas que nunca me faram calar são as ameaças do Castelhanito que agora no facebook dá pelo nome de António Ferreira. Já Foi António Castelhanito, depois António Miguel e por fim, Ferreira.
    https://www.facebook.com/antomiguelferreira
    Agora faz negócios com Africa. Ora se ganha dinheiro pode pagar o que deve.

    ResponderEliminar
  27. boa tarde,
    ja alguem recebeu dinheiro desse vigaro???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo Rocha, pelo que sei o aldrabºao nunca pagou a ninguém. Ainda recentemente encontrei uma ex funcionário da falida por burla LX School e o aldrabão mor António Castelhanito acabou por a bloquear no Face devido aos pedidos da ex funcionária em lhe pagar.
      Das duas uma,ou esquecem o assunto ou vão ter com ele e cada um sabe de si. Eu sei o que lhe faria

      Eliminar
    2. Só porque me deu gozo. Esse verme do Castelas não me ficou a dever um tostão mas adorei as ameaças que me fez e quando eu vivia em Lisboa bem perto da casa dele, o palhaço deu de caras comigo,olhou para o chão e meteu o rabinho entre as pernas e segui para o mercado de Sapadores. Adoro herois

      Eliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar