escola de exploração



Anúncio da LxSchool publicado em:
http://www.cargadetrabalhos.net/2009/10/07/account-para-estagio-profissional

A Provedoria do Precariado lembra a esta empresa que não só os estágios não-remunerados são ilegais como é contra o regulamento dos estágios do IEFP e INOV, a anterior ligação do estagiário à empresa na qual vai estagiar, constituindo tal acto uma fraude ao Instuto de Emprego e da Formação Profissional e aos contribuintes portugueses.

Já informámos o IEFP da situação.

A recompensa do trabalho não pode ser apenas o "privilégio" de estagiar pago, mas sim a remuneração justa do mesmo!

11 comentários:

  1. Quando li este anúncio há umas semanas ainda fiquei naquela... estão a gozar? transforma o teu trabalho em lucro para nós e deixamos-te frequentar as instalações? O que é isto? Hã?
    Hoje em dia todos os licenciados com conhecimentos e capacidades ACIMA DA MÉDIA têm o PRIVILÉGIO de poderem trabalhar DE GRAÇA!
    Ó Pá, JÁ CHEGA!!!
    Querem que tu saibas tudo, querem que sejas eficiente, querem que sejas rápido e NÃO TE QUEREM PAGAR????
    Desculpem lá, mas estas empresas não cobram nada aos clientes,não é? Só pode!...
    O Carga de trabalhos é mais uma carga de nervos que outra coisa.
    Já desisti de responder a anúncios de emprego, ou melhor, de escravatura...

    ResponderEliminar
  2. A LXschool deparou-se de forma estupefacta com as afirmações aqui postuladas.
    Tendo excelentes práticas de Gestão integrada de Recursos Humanos, e tendo como principal modalidade de empregamento a efectividade através de contratos sem termo, incluíndo recém-licenciados, é no mínimo difamador o que aqui se escreveu. Isto, porque NÃO EXISTE QUALQUER REFERÊNCIA A ESTÁGIO INOV-JOVEM, OU SEQUER AO IEFP no anúncio de emprego que publicámos. O conceito de Estágio Profissional é utilizado para todo o tipo de estágios efectuados no âmbito profissional, e não se restringe aos estágios do IEFP.

    Esta precipitação de juízos de valor, só trouxe difamação sem justa causa para a imagem da LXschool.
    Assim sendo, exigimos a rectificação imediata desta infâmia, sob pena de acção judicial de Difamação da Vossa parte, e essa sim, com justa causa.

    Agradecidos pela atenção,

    A Gerência da LXschool.

    ResponderEliminar
  3. A única menção de "Estágio Profissional" existente na legislação portuguesa refere-se aos estágios do IEFP... fora essa designação apenas existem os estágios curriculares e não é disso que o vosso anúncio trata.

    A única forma de "integrar" a estrutura de uma empresa é através de um contrato de trabalho, a termo ou sem termo. Todas as outras figuras que queiram utilizar são ilegais tendo em conta o Código do Trabalho em vigor em Portugal.

    Mais, e ainda que esclareçam que pelos vistos aquilo que estão a oferecer é um contrato (outra coisa não poderá ser)
    os estágios não-remunerados são ILEGAIS, segundo o Código do Trabalho e constituem evasão fiscal e fraude à Segurança Social!

    Estupefactos ficam cidadãos honestos de ver uma suposta escola a ensinar as manhas da exploração laboral e ainda a tradição neo-fascista das ameaças de processo de difamação para calar quem vos denuncia!

    São as vossas atitudes que vos difamam, a Provedoria apenas constata factos comprováveis.

    ResponderEliminar
  4. Esclarece-mos também que a única forma do estágio de 3 meses que referem ser legal é se considerarem "ajudas de custo" 450€ valor do salário mínimo e se houver logo um contrato de trabalho.

    A confirmarem-se todas estas condições de facto estão dentro da lei.

    No entanto o vosso anúncio estaria então muito mal escrito e com os termos todos trocados...

    ResponderEliminar
  5. Então e que tal ir à Autoridade para as Condições do Trabalho e chamar a atenção para esta empresa?

    Eu confesso que não li bem este novo anúncio. No meu comentário anterior referi-me a um outro anuncio desta mesma empresa onde ofereciam a frequencia nos cursos a quem quisesse ir para lá trabalhar... de graça! De graça porque exigiam conhecimentos que se calhar estariam ao nível do que lá
    e ensinado.

    Assim, se a ACT desse lá um pulinho pode ser que descobrisse lindos exemplos de "excelentes práticas de Gestão integrada de Recursos Humanos"...

    enfim...
    Já não há pachorra

    ResponderEliminar
  6. A prática de utilizar recém licenciados para desempenhar actividade, com objectivos e tudo, ainda que dissimulada de “Formação” ou “Conhecimento”, com a promessa (não passa disso) de contratação, não se sabe sequer em que termos (“ingressar na estrutura da empresa” pode significar tudo e nada), ao fim de 3 meses, configura uma daquelas modalidades de hiperexploração do trabalho jovem a que se vem cada vez mais assistindo neste País.

    Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele e se o que consta do anúncio é um “inocente” e “legítimo” estágio daqueles que são legalmente admitidos ,então não se percebe porque é que não contem todos os elementos que o deveriam caracterizar.

    Mais! Então “oferece-se” um primeiro “estágio” (sic), o tal que pode ser a full ou a part time e que tem objectivos e depois, e só se cumpridos os tais objectivos, oferece-se um segundo “estágio” chamado de Profissional?!

    Mas independentemente do que antecede, a imediata ameaça de processos judiciais e a fácil invocação de pretensa “justa causa” – será um lapso freudiano relacionado com despedimentos? – é que é tão revelador de quem a profere como inadmissível numa sociedade democrática.

    António Garcia Pereira

    ResponderEliminar
  7. Uma escola que andou a utilizar ilegalmente o símbolo da ADOBE para anunciar que era um centro certificado por esta empresa,tenho provas do que afirmo, se o LX quiser ir a correr para os advogados digam quanto querem para a conta de Taxi que eu até pago.
    Escola essa que nem se encontra certificada pela DGERT, o que invalida os recibos passados por esta instituição para abatimento no IRS, Escola que usa à um ano Softwear ILEGAL para dar formação, e que tem computadores a sacar por emule programas, imagino que ao verem isto vão remover o Emule dos PCs, escola onde o seu director se compromete a pagar a 30 dias após o término da acção de formação e depois vem com grandes manobras para pagar tarde e más horas e ainda se mostra chateado por lhe exigirem que cumpra, escola onde o director pede favores a formadores para fazerem apresentações, diz alto e em bom som "isto é para pagar que eu agora já posso" e meses depois paga aos dois formadores dividindo o equivalente a uma hora de formação pelos dois, escola onde o mesmo director acha que os formadores devem de andar a fazer propaganda à LX porque "para termos trabalho temos que fazer alguns favores uns aos outros." Escola onde o director acha que colocar um formador a dar aulas é fazer-lhe um favor, escola onde o director promete pagar um valor para de seguida voltar atrás com a palavra,não só na escola mas também na empresa que tenta introduzir em Portugal a Computer Arts e da qual este director já se aproveitou do trabalho de vários colaboradores que ao não fazerem as vontades do Sr Director são colocados na rua, mas no entanto o director continua a usar os trabalhos e em certos casos coloca o nome da sua empresa como se estes tivessem sido feitos por ela,escola onde são colocados alunos a estagiar e depois são lançados ao lixo, escola onde o director diz que para atribuir notas "Alem disso tens que ver que temos que ser bonzinhos ;-)"
    Posso continuar sem problemas advogados?? Já se viu que quem diz as verdades, e não esquecer que os mails estão guardados e servem de prova, não me metem medo.

    ResponderEliminar
  8. Quem diz as verdades é geralmente ameaçado por este tipo de parasitas que montam empresas não percebendo que é mais fácil estar legal do que ilegal, é mais fácil ser honesto porque isso só lhes traria facilidades, toda a gente gostaria de lá trabalhar e só poderia falar bem, assim é ver os formadores que aparecem e desaparecem da página da escola. Assim com este tipo de gente Portugal nunca irá a lado nenhum e seremos sempre olhados de lado.

    ResponderEliminar
  9. Quase um ano depois do meu comentário a centro LX fecha portas. António Castelhanito nem coragem teve para comunicar o despedimento aos colaboradores, onde eu não me incluo sai daquela lixeira antes que o barco afunda-se e gente desonesta mete-me nojo.
    Espero que consigam aceder a este link no facebook, onde um dos formadores colocou um mail enviado por esta coisa chamada António Csatelhanito que mais uma vez faz tudo por tudo para não pagar.
    António já que ameaçaste este site, queres ir para tribunal meu grande anormal? vamos eu pago-to a viagem de taxi e vamos fazer um frente a frente para te ver a gagejar. Disse-te sempre que não me metias medo e acredita que tudo farei para associar qualquer empresa que abras à LX School e a todas as tuas fraudes.
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=237534576277935&set=a.179197758778284.39888.100000641837148&type=1&theater

    ResponderEliminar
  10. Afinal o todo poderoso António Castelhanito que veio ameaçar este blog é um aldrabão.Cobrou por cursos que nunca pretendeu dar e agora não devolve o dinheiro.

    http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=673085

    ResponderEliminar